Como as empresas conseguem ser mais competitivas com o uso do Business Intelligence?


O conceito de Business Intelligence trata sobre a ideia de utilizar variadas fontes de informações para se definir estratégias  de competitividade nos negócios das empresas. Com os avanços da tecnologia e informatização das empresas, foram possibilitados grandes armazenamento de dados.

Os sistemas de BI têm como principais características:

·         Extrair e integrar dados de múltiplas fontes.
·         Fazer uso da experiência, democratizando o capital intelectual.
·         Analisar informações contextualizadas, num nível de totalização e agrupamento maior.
·         Identificar relações de causa e efeito
·         Desenhar cenários, criar simulações e estudar tendências.


O conceito de BI também atenta para o agrupamento de ferramentas de desenvolvimento de aplicações e de ferramentas ETC (Extração, Tratamento e Carga), essenciais para modificação do recurso de dados transacional em informacional.  A etapa de extração de dados para o Data Warehouse é executado em três estágios principais:

·         Extração: a primeira etapa do processo de alimentação do Data Warehouse tem como atividade principal o acesso aos sistemas transacionais e coleta de dados.
·         Transformação: A transformação é a fase do processo de ETL que mais consome energia de desenvolvimento. É nesse período que todas as regras de negócios, regras de integração, totalização, ajustes de granularidade, entre outras são aplicadas.
·         Carga: Não há uma forma correta para carregar as informações transformadas para o banco de dados de produção. Essa atividade pode ser feita por meio da construção de Data Marts específicos por assunto ou por intermédio da simples transferências de dados da chamada “área da transformação”, para a “área de produção”. 

A ideia por trás do BI também deve ser entendido como o processo de desenvolvimento de: estruturas especiais de armazenamento de informações como Data Warehouse (DW), Data Marts (DM) e ODS( Operational Data Store), com a finalidade de atrelar uma base de recursos informacionais, preparado à sustentar a camada de inteligência da empresa com a possibilidade  de aplicação aos negócios como elementos diferenciais e competitivos. De forma que simplifique a assimilação do conceito de DW e DM, é importante fazer a comparação de um DW/DM com um banco de dados tradicional, de modo que “um banco de dados é uma coleção de dados operacionais armazenados e utilizados pelo sistema de aplicação de uma empresa específica. Os dados mantidos por uma empresa são chamados de dados operacionais ou primitivos”.

Um dos maiores desafios para os especialistas em análise de informação está na extração e transformação de dados em informações que sejam relevantes para gerar vantagem competitiva ao negócio. Pensando nisso, o Data Mining e o OLAP são ferramentas para exploração de dados que baseados em combinação de estatística convencional e técnicas de inteligência artificial. O Data Mining pode ser dividido em três classes de atuação: descoberta, modelagem de prognóstico e análise prévia. Cada divisão dentro do Data Mining tem objetivos diferentes, levando a resultados particulares. Quando é tratado sobre Data Mining o processo deve ser visto de outro modo: a pesquisa do desconhecido. O objetivo é literalmente “explorar” informações que podem fazer a diferença numa tomada de decisão ou num plano de ação empresarial. A aplicação só é possível com a implementação e uso de técnicas estatísticas, sendo as principais:


l   Retenção de dados.
l   Destilação de padrões.
l   Semelhanças lógica.
l   Regra indutiva.
l   Algoritmos genéticos.
l   Tabulação cruzada.
l   Agentes.
l   Redes de confiança.
l   Aproximações equacionais
l   Redes Neurais.



Benefícios na utilização do BI

As empresas que utilizam das ferramentas de BI podem gerar grandes vantagens para seu negócio, mas é importante destacar que a forma com que a ferramenta é implantada nestas organizações irá ditar seu sucesso ou insucesso. Desta forma, a implantação é fundamental neste processo. Levando em consideração que a organização tenha  feito o processo de implantação adequado, as ferramentas de BI poderão trazer vários benefícios para as organizações que utilizam-no.

- Redução de custos com softwares;
- Redução de custos com administração e suporte;
- Redução de custos na avaliação de projetos;
- Redução de custos com treinamentos aos colaboradores;
- ROI (Retorno sobre Investimento) mais rápido para projetos implantados com BI;
- Maior controle e menos dados incorretos;
- Maior segurança da informação;
- Alinhamento de informações estratégicas e operacionais;
- Facilidade de controle de acesso e definição de níveis de gerência;
- Melhor alinhamento dos usuários corporativos;
- Rapidez na informação para tomada de decisões estratégicas;
- Informação consistente em vários locais dispersos;
- Vantagem competitiva.

O atual cenário vem buscando das organizações de forma cada vez mais intensa a capacidade de resposta imediata e eficaz, e para dar respostas cada vez mais assertivas, o uso de informações que sejam precisas e importantes se faz ainda mais necessário para dar suporte a tomada de decisão. Neste contexto, as ferramentas de Business Intelligence ganham relevância com as organizações, que a cada dia vem buscando mais este tipo de solução.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Sistema Operacional na interação Usuário-Hardware

O QUE É SSD E O ARMAZENAMENTO DE DADOS