Análise de uma empresa
no Facebook
Auno: Rafael Gagno Cáus Mesquita
Professor:
Rodrigo Alves
O Facebook é uma
ferramenta eficiente para as organizações?
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Introdução:
O mundo virtual cresce de uma forma desenfreada
e as empresas desde de pequeno a grande porte não podem mais ignorar a
realidade deste novo mundo. E segundio isso existem hoje inúmeras estratégias
de Marketing Digital e todas elas buscam a captação de novos clientes e
melhoraria da rede de relacionamento das organizações com seu meio externo no
qual esta inserida. O Facebook tem 1,23 bilhão de usuários, recebe diariamente
4,75 bilhões de conteúdo, fatura 7,8 bilhões de dólares ao ano e possui 6.336
funcionários espalhados em 36 escritórios ao redor do planeta (SBARAI, 2014).
Se o Facebook fosse um país, seria o terceiro maior do mundo, atrás apenas da
China e da Índia (MIDIA DADOS PRO, 2014). Tiramos assim a conclusão que quando
se fala em rede social a “criatura” de Mark Zuckerberg é sem dúvidas a maior do
planeta por justamente reunir um polo gigantesco de pessoas das mais diversas
culturas, portanto as empresas que estão em busca de seu espaço na conquista de
clientes estão cada vez mais voltas para essa potência que é chamada de Facebook.
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Desenvolvimento:
As organizações estão cada vez mais
cercadas de um controle severo de atendimento e prestação de serviços. Se um
cliente é maltratado ou é deixado de lado ele tem o poder através do Facebook de
avaliar o modus operandi da empresa. Mostrando o que muitos especialistas da
area colocam como a principal ferramenta para aumentar a visibilidade
das ações de marketing, captar e direcionar o público para o site da empresa, aumentando
assim o tráfego nessa mídia, captar informações e opiniões do público com o
intuito de melhorar os produtos e serviços oferecidos.
As empresas de marketing já contam com
especialistas na areá de Facebook, existem hoje diversos metódos de utilização
das páginas como forma de agregar fãs e ate mesmo vendas a sua empresa. Existem
algumas figuras que se tornam famosas por venderem “metodos de negocio” e a
principal plataforma de negociação com os consumidores é a rede social de
Zuckerberg, Pedro Superti o inventor do Fator X se gaba em sua págiana de ter
tirado mais de 400 empresas da falência através do Facebook.
Os metodos podem variar entre si,
apresentarem uns com mais resultado que outros e todos são realemente eficazes
na captação de clientes, entretanto o que faz essas estratégias acontecerem
corretamente é o grande banco de dados que o Facebook dispõe de cada usuário,
sebendo através de seus acessos e utilizações o que cada um gosta de comer,
fazer no seu tempo livre, gosto musical e ate mesmo o que a pessoa anda
procurando uma nova máquina de lavar, e essas informações é dada através do
próprio usuário quando faz uma pesquisa na internet. E desta forma quando uma
página publica algo e utiliza de um metodo de impulsionamento para atingir
pessoas interessadas no que ela está oferecendo é fácil de achar clientela e
novos fregueses que talvez nunca tenham passado na porta da loja do empresário.
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Conclusão/Trabalhos Futuros:
Pode
se concluir então que essa ferramenta ja ganhou um espaço muito grande no universo empreendedor
e a sua utilização deixou de ser para armadores e tem se tornado cada vez mais
profissional e inteligente na utilização do grande banco de dados do Facebook.
Muitas empresas já colocam um grande pedaço de seus orçamentos para
investimento em suas páginas. A tendencia é que agora em diante mais
organizações vão se lançar nesse meio deixando-o cada vez mais competitivo e
aprimorado e as lojas físicas vão perder mais espaço ainda e o e-commerce vai
caminhando a passos largos de ser a concentração do mercado consumidor.
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Bibliografia:
FERNANDES, Katia
Regina. FACEBOOK COMO FERRAMENTA DE MARKETING DIGITAL PARA AS EMPRESAS: ANÁLISE DA
FANPAGE DE UMA EMPRESA DE TERAPIA NUTRICIONAL, LATEC/UFF, 2015.
Disponível em: < http://www.inovarse.org/sites/default/files/T_15_037M_9.pdf>.
Acesso em: 2017 nov. 2017.
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