Placa-mãe e seus componentes

A importância da placa-mãe

A placa-mãe é, sem dúvida, o componente mais importante do computador, celular, tablete ou dispositivos semelhantes. Ela a responsável pela comunicação entre todos os componentes.
A maior parte dos problemas de instabilidade e travamentos são causados por problemas diversos na placa-mãe, por isso ela é o componente que deve ser escolhido com mais cuidado.
O componente básico da placa-mãe é o PCB (placa de circuito impresso) onde são soldados os demais componentes. Embora apenas duas faces sejam visíveis, o PCB da placa-mãe é composto pode chegar a 10 placas, totalizando 20 faces sobrepostas! Cada uma das placas possui parte das trilhas necessárias, e elas são unidas através de pontos de solda estrategicamente posicionados. O que vemos é uma única placa, mas na verdade é uma pilha de circuitos impressos!
A maior parte dos componentes da placa utiliza solda de superfície, por isso é muito difícil substituí-los manualmente.
Há componentes muito pequenos (chegando a menos de um milímetro quadrado!) e por isso são instalados de forma automatizada (e com grande precisão). As máquinas que fazem a instalação utilizam um conjunto de braços mecânicos e, por causa da velocidade, fazem um barulho muito similar ao de uma metralhadora. A "munição" (os componentes) também é fornecida na forma de rolos, onde os componentes são pré-posicionados entre duas folhas plásticas.
Depois que todos os componentes são encaixados, a placa passa por um uma câmara de vapor, que faz com que os pontos de solda derretam e os componentes sejam fixados, todos de uma vez.
Outros componentes, maiores, podem ser soldados da maneira tradicional (como uma estação de solda), onde os contatos são encaixados em perfurações feitas na placa e a solda é feita na parte inferior. Na maioria dos casos, eles são instalados manualmente, por operários.
No final da produção, a placa-mãe passa por mais uma máquina de solda, que fixa todos os componentes com contatos na parte inferior de uma só vez.

Resultado de imagem para gato macbook gif

Algumas características sobre seus componentes

Memory slots: é o componente do computador que permite que a memória RAM seja conectado a placa mãe, dependendo da placa mãe, podem haver de 1, 2 ou 4 slots de memórias, em alguns caso até mais, também irá determinar o tipo de memória a ser utilizada no computador, sendo as mais comuns SDRAM e DDR.

24-pin ATX power Connector: A fonte de alimentação é uma das peças mais importantes do computador, responsável por converter a carga alternada (CA) em corrente contínua (DC), permitindo o perfeito funcionamento do PC.

SLOT PCI ou PCI SLOT: é um encaixe que fica na placa mãe servindo para o usuário plugar placas diversas, como placa de som, placa de vídeo e outros tipos de controladoras. 

CPU Soquete: é o local das placas-mãe destinado a receber a CPU - o processador. Os nomes destes soquetes costumam indicar o número de pinos que o mesmo poderá receber. Ex.: Um soquete PGA 370 só admite processadores com 370 pinos. Um soquete CPU fornece muitas funções, incluindo o fornecimento de uma estrutura física para suportar o CPU, fornecendo suporte para um dissipador de calor, facilitando a substituição (assim como a redução de custos) e, sobretudo formando uma interface elétrica tanto com a CPU e o PCB. Um soquete CPU é feito de plástico e possui um metal ou alavanca e contatos de metal para cada um dos pinos ou terras na CPU. A maioria é desenhada para garantir a inserção adequada da CPU. CPUs com um pacote de PGA são inseridos no soquete e a trava fechada. Isso tem o efeito de garantir e proteger fisicamente o CPU, bem como provocando uma conexão elétrica entre os pinos do processador e do soquete. A maioria dos soquetes de CPU são projetados para suportar a instalação de um dissipador de calor. Ele deve ser capaz de proteger a CPU do peso do dissipador de calor, particularmente durante a instalação e remoção, mas também garantir o dissipador de calor faz bom contato térmico com a CPU.

PCI EXPRESS: Você sabe o que é?

Há tantos nomes complicados na informática, não é mesmo?

Porém não se assuste, PCI Express é apenas a nomenclatura dada a barramentos da placa-mãe que servem como entradas para placas de expansão (ex: placas de vídeo, som e rede) e realizam a transmissão de dados para o computador.
Se você já observou uma placa-mãe, notou várias linhas (trilhas) que percorrem toda a sua superfície por onde fluem os dados da placa-mãe e chegam às diferentes peças instaladas.
Os barramentos ficavam responsáveis por serem as portas para placas de vídeo, som e rede serem instaladas no computador, porém com o aumento do tráfego de dados, as conexões começaram a ser insuficientes para um funcionamento veloz e dentro do potencial que poderia alcançar. O PCI-Express é mais rápido que os antigos barramentos e oferece padronização aos tipos de conectores de placa de vídeo, som e rede.
Atualmente, o PCI-Express está disponível em segmentos de 1x a 32x, sendo mais comum encontrar até 16x. Esses números têm a ver com o número de “caminhos” utilizados para a transmissão dos dados.

REAR I/O PANEL Saiba rapidamente o que significa

Trata-se de um painel onde há estruturas de entrada e saída (por isso “I – input e O – output”) pois o computador precisa receber informações do usuário (através do teclado, por exemplo) ou de outra(s) máquina(s), como a internet; e também precisa “devolvê-las” seja em forma de áudio (executar uma música), gráfico (ver algo no monitor). Logo, nada mais é do que uma série de dispositivos onde é possível conectar estruturas que “conversam” com o mundo externo ao PC.

SATA Connectors: É uma tecnologia de transferência de dados entre dispositivos de armazenamento em massa (unidades de disco rígido e drivers ópticas) e um computador. O padrão fornece melhores velocidades, cabos menores, consequentemente conectores menores que ocupam menos espaço na CPU

IDE/PATA conectors: também é uma tecnologia de transferência de dados entre dispositivos de armazenamento. A diferença desses conectores está ligada a forma de transferência.
O conector PATA, transmite os dados usando cabos de quarenta ou oitenta fios paralelos.
Já o conectors SATA transfere os dados em série usando cabos formados por dois pares de fios (um par para transmissão e outro par para recepção) usando transmissão diferencial, e mais três fios terra, totalizando sete fios.

PCi Express é o nome dado ao barramento encontrado em placas-mãe, usado como entrada para placas de expansão gráfica, som e rede. Os mesmos realizam a transmissão de dados.
Pci Express x16 slot(Eletricalx4) é utilizado na ativação da CPU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Sistema Operacional na interação Usuário-Hardware

O QUE É SSD E O ARMAZENAMENTO DE DADOS