PLACA MÃE: CONCEITOS BÁSICOS PARA UM ADMINISTRADOR

Um administrador não precisa ter noção dos componentes de uma placa mãe, certo? Errado. Sabe-se que desde 2015 o mercado tem crescido para o ramo de TI. A informatização dos processos possibilitou acelerá-los, tornando-os mais eficazes. Sendo assim, o papel do administrador nesse contexto é se familiarizar com os conceitos dos Sistemas de Informação, compondo sua visão holística da organização necessária para a tomada de decisão, considerando a importância dessas para a sua perpetuação no mercado.


Mas fique tranquilo, construímos um material que o auxiliará nessa jornada. No post de hoje falaremos sobre o Hardware de um microcomputador, mais especificamente da placa mãe. Essa é considerada a parte mais importante, já que possui como função estabelecer a comunicação entre os demais componentes.


Vamos agora entender um pouco mais sobre a placa mãe, seguindo esses passos:


  1. Visualizar geograficamente cada componente:




Não foi tão difícil como imaginava, não é mesmo? Agora passaremos para a próxima etapa, a conceituação.


  1. Entender a função de cada componente:


PCI slots: É o padrão de barramentos (interface física e lógica por onde um periférico se comunica com o restante do sistema), destinado a conectar periféricos à placa-mãe do computador. Em tese, servem como entradas para placas de expansão (como placas de vídeo, som e rede) e realizam a transmissão de dados para o computador.


PCI Express x1 slots: É um melhoramento dos antigos barramentos PCI e AGP que começaram a ser insuficientes com o aumento do tráfego de dados. Além de ser mais rápido, padronizou o tipo de conectores de placa de vídeo, som e rede. O número x1 tem a ver com o número de caminhos utilizados para transmissão dos dados.


Rear I/O panel: Componente utilizado para realizar a conexão de periféricos até a placa mãe. Além da questão estética, o uso deste componente facilita a conexão de dispositivos externos, como cabo de rede (LAN), portas de comunicação (PS2, USB), aúdio e vídeo, já que com ele não se torna necessário soldar os cabos de transmissão.


CPU socket: Conector entre microprocessador e a placa mãe. O CPU socket é utilizado pela CPU na placa mãe para assegurar a inserção correta do chip no circuito. Assim ele facilita acesso da CPU, evita danos quando uma unidade é removida ou inserida, além do seu design que ajuda a proteger a colocação do dissipador de calor na CPU. Alguns laptops e certos tipos de servidores não tem CPU socket.


Memory slots: A instalação da memória RAM no microcomputador é feita por meio de slots. Cada placa mãe, normalmente, apresenta 2 ou 4 slots de memória. Sua função é transmitir dados de memória RAM ao restante dos componentes da placa mãe.


24-pin ATX power connector: Trata-se de um conector de 24 pinos que se acopla na placa-mãe e é, exclusivamente, reservado, à alimentação do microprocessador. Sem ele, o arranque do PC é impossível. O cabo é responsável por converter a corrente alternada (AC), em corrente contínua (DC), permitindo assim o perfeito funcionamento do seu PC. Em resumo, esse cabo é responsável por levar energia à placa mãe.


IDE/PATA connector: IDE (Integrated Drive Eletronics) foi o primeiro padrão responsável por integrar a controladora com o disco rígido. Inicialmente o padrão ATA também era conhecido como IDE e com o surgimento da SATA, foi renomeada para PATA (Parallel ATA) para diferenciar as duas tecnologias. A diferença entre esses dois padrões é que enquanto o PATA faz a transmissão dos dados usando cabos de quarenta ou oitenta fios paralelos, o SATA transfere os dados em série usando cabos formados por dois pares de fios (transmissão e recepção) utilizando transmissão diferencial, e mais três fios terra, totalizando sete fios. Além disso, o padrão SATA fornece velocidade melhor, menores cabos e como conseqüência conectores menores, que ocupam menos espaço na CPU.


SATA connectors: SATA connectors são conectores velozes entre disco rígido, leitores ópticos ou drivers SSD com os demais componentes da placa mãe. A transferência de dados em um dispositivo SATA varia de velocidade entre 150MB/s e 300MB/s.


PCI Express x16 slot: É um slot para placas de vídeos, som e redes. É uma versão atualizada do x8 e o número 16 refere-se ao número de caminhos para transmissão de dados. É o slot mais comum e mais utilizado. O tráfego de dados nesse slot pode ser de até 4GB/s.


PCI Express x16 slot (electrical x4): É mais usado em placas de vídeo pela sua velocidade e apresenta 16 caminhos de transmissão de dados.Normalmente é um slot secundário em uma placa mãe. Conecta fisicamente com um cartão x16, mas em relação a sua conectividade elétrica é conectado para um x4.


Os termos parecem complicados, mas quando lidos começam a fazer sentido entre si, não é mesmo? Além de administrador, você é uma pessoa que vive no século XXI, então acreditamos que além da familiarização com o termos para o ambiente administrativo, os conhecimentos aqui adquiridos serão úteis para formar uma noção do funcionamento do seu próprio computador, quem sabe você não investe em um upgrade?


Caso ainda possua alguma dúvida, dê uma olhada nos nossos links de referência, temos certeza que irão colaborar muito para sua pesquisa. Até a próxima!

GRUPO: Ana Luíza Riquetti Vasconcelos, Gustavo Leroy, Jessica Fernandes, Isabella Celeste Moura, Raphaella C. Resende Nunes, Rayssa Morais.


REFERÊNCIAS:


HOPE, Computer. What is a Memory Slot?, 2017. Disponível em:<https://www.computerhope.com/jargon/m/memoslot.htm>. Acesso em: 8 de ago. 2017.


Techtudo. Entenda o que é SATA e qual a diferença para o IDE, 2017. Disponível em: <http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/11/entenda-o-que-e-sata-e-qual-diferenca-para-o-ide.html>. Acesso em: 8 de agosto de 2017.


Tecmundo. O que é PCI-Express?, 2017.  Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/hardware/1130-o-que-e-pci-express-.htm>. Acesso em: 7 de agosto de 2017.  


Disponível em:<http://www.ni.com/cms/images/devzone/pub/pcie.jpg>. Acesso em: 8 de ago. 2017.


Disponível em:<https://mnagano.files.wordpress.com/2008/02/gf7050v_back_panel.jpg>. Acesso em: 8 de ago. 2017.


Disponível em:<https://www.computerhope.com/jargon/m/memoslot.jpg>. Acesso em: 8 de ago. 2017.


Disponível em:<https://www.tecmundo.com.br/conectores/20641-hora-do-pesadelo-para-que-servem-todos-os-conectores-da-fonte-.htm>. Acesso em: 8 de ago. 2017.


Disponível em:<https://www.dhresource.com/albu_248820325_00/1.0x0.jpg>. Acesso em: 8 de ago. 2017.


Disponível em:<http://e.cdn-hardware.com.br/static/c/m/3ed6d762165a5128ce66dd902b3eca3c>. Acesso em: 8 de ago. 2017.


Disponível em:<http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2011/12/o-que-e-pci.html>. Acesso em: 8 de ago. 2017.


Disponível em:<https://www.thinglink.com/scene/951583493006032897>. Acesso em 8 de agosto de 2017.


Disponível em:<http://www.hardware.com.br/dicas/placa-mae.html>. Acesso em 8 de agosto de 2017.


Disponível em:<http://www.lognetinfo.com.br/produto?idProduto=placa-mae-940-am3-ga-78lmt-s2-ddr3-svr-gigabyte>. Acesso em 8 de agosto de 2017.


Disponível em:<http://grupokurumin.xpg.uol.com.br/downloads/apostila_barramentos.pdf>. Acesso em 8 de agosto de 2017.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Sistema Operacional na interação Usuário-Hardware

O QUE É SSD E O ARMAZENAMENTO DE DADOS